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Índice do livro Metodologia da Ciencia Filosofia e Prática da Pesquisa:

Imaginem uma situação corriqueira de orientação de pesquisa: uma sala com
trinta alunos reunidos, os quais realizam quinze pesquisas com os mais
diversos temas e com diferentes abordagens dentro de uma área de
conhecimento. Vários alunos falam ao mesmo tempo, com a vitalidade dos
jovens - o que é pesquisa?; como eu devo fazer o projeto?; professor, este
livro é científico?; onde encontro bibliografia que fale de fanatismo no
futebol?; como eu faço esta citação?; mas este problema de pesquisa não é
muito simples?; quantas páginas o projeto tem que ter?; professor, e o cronograma,
como eu faço?; com que letra eu escrevo?; eu devo usar normas
da ABNT, mas o artigo que li tem as referências escritas de outro jeito!;
professor, eu quero usar entrevista. Mas, Maria, você ainda não definiu o
problema de pesquisa?
Além disso, na maioria das vezes, são alunos que estudam à noite e
trabalham durante o dia. O orientador leva pilhas e pilhas de livros e artigos
sobre metodologia científica para encontrar respostas para todas as questões.
Há um problema adicional: não são todos os livros que podem ser encontrados
na biblioteca e, se o forem, não há um número suficiente de exemplares para
todos. E não se pode pedir aos alunos que comprem todas as obras, pois não
têm poder aquisitivo para tal. Então, o orientador carrega a montanha de
livros que acabam sendo emprestados aos alunos pois, em virtude da
proteção aos direitos autorais, não se pode tirar cópias reprográficas. Assim,
o que geralmente ocorre é que, ao final do semestre, o acervo do professor
diminuiu pela metade.
Bem, o leitor, se me fiz claro, pode ter uma idéia da situação complexa
que é orientar um grupo de alunos na elaboração de suas pesquisas e das
viii METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
várias outras atividades acadêmicas que o orientador tem, além das
orientações, via internet, nas madrugadas, sábados e domingos. E - mais um
agravante - o tempo é limitado para que o trabalho esteja pronto e, por fim,
seja avaliado por uma banca pública com três professores - situação que faz
com que o orientador se sinta um verdadeiro malabarista do Cirque du Soleil.
Fica uma questão: o orientador deve favorecer a construção de um
pensamento, uma obra de autoria dos alunos ou pode ajudar a apagar pequenos
incêndios nas várias decisões que fazem parte da trajetória de uma pesquisa?
É nesse ponto que este livro chega como um alento. Uma obra que, sem
descuidar dos aspectos epistemológicos, além de uma postura crítica, nos dá
de forma sintética e objetiva pistas claras que, com certeza, auxiliarão o
pesquisador iniciante nas centenas de decisões que terá de tomar para realizar
um trabalho com qualidade. Mais que isso, permite que o pesquisador vá
encontrando trilhas para um aprofundamento em cada aspecto da pesquisa,
com a farta bibliografia que oferece. É um trabalho corajoso, de fôlego, e
muito bem-vindo para ajudar o professor orientador nas situações concretas
como a descrita.
Enfim, trata-se de uma obra de grande valor que, com certeza, estimulará
muitos pesquisadores a sentirem prazer com a atividade de pesquisar, pois o
texto é claro, didático, bem escrito, objetivo e conciso. Com certeza, será de
grande auxílio para professores de metodologia científica, pesquisadores,
orientadores de pesquisas em iniciação científica, trabalhos de conclusão de
curso e de pós-graduação.
Creio ser um trabalho que se tornará uma referência. Quando estiver no
olho do furacão, como as situações vividas que descrevi, poderei, enfim,
responder ao aluno: Vá ao Appolinário que você encontrará respostas.
Prof. Dr. Ricardo Franklin Ferreira
Docente do programa de mestrado em Psicologia da Universidade São Marcos
Coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade São Marcos
Prefácio ............................................................................................................XI
Parte I - Aspectos Gerais da Filosofia da Ciência
Capítulo 1 - Ciência: Uma Visão Geral............................................................3
Capítulo 2 - Evolução das Idéias Científicas:
Dos Gregos ao Positivismo .......................................................15
Capítulo 3 - Os Grandes Debates da Ciência Contemporânea....................29
Parte II - A Prática da Pesquisa
Capítulo 4 - O Sistema de Produção Científica.............................................47
Capítulo 5 - As Dimensões da Pesquisa........................................................59
Capítulo 6 - As Etapas do Trabalho Científico..............................................73
Capítulo 7 - As Partes de um Trabalho Científico ........................................85
Capítulo 8 - O Discurso Científico.................................................................95
x METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
Capítulo 9 - Variáveis e Níveis de Mensuração...........................................103
Capítulo 10 - Delineamentos de Pesquisa...................................................113
Capítulo 11 - Amostragem............................................................................125
Capítulo 12 - Coleta e Tabulação de Dados Quantitativos ........................133
Capítulo 13 - Introdução à Análise Quantitativa de Dados .......................145
Capítulo 14 - Introdução à Análise Qualitativa de Dados .........................159
Capítulo 15 - Juntando Tudo: Um Exemplo Prático de Pesquisa..............169
Referências .....................................................................................................185
Apêndice A - Principais Índices de Busca Científica na Internet...............193
Apêndice B - Modelos Diversos ...................................................................195
Apêndice C - Referências Padrão ABNT......................................................203
Após muitos anos lecionando disciplinas relacionadas à metodologia científica,
pude constatar uma verdade básica: se os alunos não compreenderem e experimentarem
o prazer da produção científica, essa área particular do conhecimento
tem enorme potencial para se tornar um tormento insuportável. Acredito
que uma parte importante do problema esteja relacionada a duas questões básicas:
primeira, a falta de aplicabilidade dos conteúdos da disciplina em projetos
que sejam interessantes para os alunos e, segunda, a desorganização dos materiais
didáticos disponíveis para o aprendizado - fato que reflete a própria diversidade
nas formas de produção do conhecimento científico.
Uma das razões que me levaram a escrever uma obra como a que o leitor
tem em mãos foi tentar suprir - na medida do meu entendimento - essa
segunda necessidade. É fruto de muitas experiências em salas de aula, incluindo-
se aí a seqüência em que a matéria deve ser desenvolvida, assim como o
provimento de exemplos que realmente ajudem os alunos a compreender
mais rapidamente o que o professor está tentando lhes indicar.
A obra está dividida em duas partes independentes e complementares. Na
primeira parte, dedico três capítulos ao exame dos conceitos de ciência e
conhecimento científico, tal como foram sendo desenvolvidos historicamente
- dando especial atenção aos movimentos da filosofia da ciência, notadamente
no que se refere às discussões contemporâneas no seio das ciências humanas
e sociais.
A segunda parte é essencialmente voltada para as questões práticas da
produção do conhecimento científico: pode-se começar a trabalhar com o
livro a partir desse ponto, se assim o leitor desejar. Os Capítulos 4 e 5 foram
escritos com o intuito de levar o estudante a compreender melhor o mundo
xii METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
da ciência, seus personagens e tipos de produções. O Capítulo 6 - provavelmente
o mais importante da obra - apresenta a seqüência de passos necessária
para a produção de pesquisas científicas, servindo de índice para os assuntos
que serão tratados em detalhes nos capítulos subseqüentes.
O Capítulo 7 apresenta ao leitor as diferentes partes de um trabalho de pesquisa,
concernentes às modalidades vistas nos capítulos anteriores. Em seguida,
no Capítulo 8, discutem-se as particularidades do discurso científico, suas características,
normatizações e dificuldades. Os Capítulos 9, 10 e 11 são dedicados
ao estudo das variáveis e seus níveis de mensuração, os delineamentos possíveis
em pesquisas científicas e as técnicas de amostragem, respectivamente.
Os Capítulos 12 e 13 são dedicados à exploração das questões referentes
à coleta, tabulação e análise de dados quantitativos, contemplando-se inclusive
uma breve revisão acerca dos principais tópicos das estatísticas descritiva
e inferencial utilizadas em pesquisas. Como contraponto, o Capítulo 14 desenvolve
algumas das principais idéias envolvidas na análise qualitativa de dados,
discutindo especificamente o uso das técnicas da análise do conteúdo e o
método fenomenológico.
Finalmente, no Capítulo 15, é apresentado um exemplo completo de pesquisa,
que serve como base e modelo aos diversos aspectos teóricos vistos em
todos os capítulos anteriores. A obra traz ainda três apêndices contendo a lista
dos principais sites de busca científica na internet, uma série de modelos de
partes das pesquisas e projetos de pesquisa, e as normas atualizadas da ABNT
para elaboração de referências (NBR 6023).
Para concluir, gostaria de frisar que este livro não teria sido escrito sem a
valiosa ajuda de muitas pessoas que gentilmente tiveram a paciência de ler e
criticar os originais, sem o que a obra não obteria o grau de confiabilidade
desejado para o uso em sala de aula. Assim, desejo expressar meus sinceros
agradecimentos aos professores Manuel José Nunes Pinto, Luiz Fernando Viti,
Dirceu da Silva, Antônio Benedito Silva Oliveira e Lilian Domingues Graziano,
pelas observações, correções e melhorias acrescentadas ao texto. Ao mestre e
amigo Ricardo Franklin Ferreira, um agradecimento especial pela carinhosa e
inspirada apresentação feita à obra. Finalmente, não posso deixar de mencionar
o apoio de Ligia Cantarelli que, embora tenha abraçado este projeto quando
ele já se encontrava em fase avançada de desenvolvimento, deu toda a sua
dedicação, assim como toda a equipe da Pioneira Thomson. A todos, meus
sinceros agradecimentos.
O autor.
Dezembro de 2005
Assim como casas são feitas de pedras, a ciência é feita de fatos.
Mas uma pilha de pedras não é uma casa e uma coleção de fatos não é,
necessariamente, ciência.
Jules Henri Poincaré
A ciência talvez seja o mais novo dos empreendimentos intelectuais humanos,
se considerarmos que, em seu formato atual, surgiu apenas no século
XVII. Todavia encontramo-nos hoje totalmente imersos em suas referências e
subprodutos (os artefatos tecnológicos). Compreender a ciência significa
compreender um pouco do nosso mundo contemporâneo - incluindo aí sua
subjetividade inerente.
Muito embora a maioria de nós não pretenda se transformar em um cientista
propriamente dito, consideramos fundamental compreender minimamente
como essa forma de conhecimento funciona e como influencia nossa vida
cotidiana. O objetivo deste capítulo é buscar uma primeira aproximação com
o conceito e o universo da ciência, em suas diversas acepções.
A Melhor Calça Jeans do Brasil
Imagine a seguinte situação: você deseja comprar uma calça jeans nova.
Mas você decide utilizar um procedimento científico, já que pretende
4 METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
alcançar o resultado mais preciso e correto possível. Bem, para que isso se
concretize, primeiro precisaremos de dinheiro - algo em torno de R$ 350
mil só para começar (toda pesquisa científica deve ter um orçamento).
O primeiro passo será descobrirmos, por meio de um levantamento de
mercado, os modelos e fabricantes disponíveis, para que possamos efetuar
comparações. Assim que soubermos quantos modelos vamos testar, podemos
planejar as fases seguintes da nossa pesquisa. Digamos que concluimos,
após um levantamento que durou 30 dias, que há 600 modelos
diferentes de calças, incluindo aí todas as variações de lavagens, tecidos,
modelagens e fabricantes. O próximo passo será adquirirmos, preferencialmente
pelo menor preço possível, um exemplar de cada modelo - não nos
esquecendo de anotar o preço e os dados básicos dos fornecedores em uma
planilha, para análise futura.
Teremos, então, de submeter essas 600 calças a uma série de testes. Por
exemplo: o teste do caimento. Vamos convidar cinco especialistas em moda
- três estilistas e dois jornalistas especializados - para que possam avaliar
esse quesito, atribuindo-lhe uma nota de 0 a 10, enquanto você desfila elegantemente
em uma passarela, com cada um dos 600 modelos, é claro. Com
uma média de 40 modelos por dia, essa etapa levará cerca de 15 dias para
ser completada.
Depois, passamos ao segundo teste: montamos um laboratório com 60
máquinas de lavar e 60 secadoras de roupa. Lavamos e secamos continuamente
cada peça pelo menos 20 vezes. Analisamos dois itens nessa etapa: a taxa de
desbotamento da tintura (a cada lavagem) e a taxa de desagregação progressiva
do tecido, quando analisado por meio de microscópios. Considerando
um tempo (estimado) de 1 hora para lavar, 40 minutos para secar e 1 hora e
20 minutos para analisar cada peça entre cada operação de lavagem-secagemanálise,
teremos 300 horas de trabalho por peça. Como são 60 máquinas realizando
o serviço simultaneamente, podemos considerar um total de 3 mil
horas de trabalho. Uma vez que nosso laboratório conta com a colaboração de
dezenas de diligentes assistentes de pesquisa, que trabalham 12 horas por dia,
podemos estimar que essa fase levará uns 250 dias.
Para encurtar o processo (ou então gastaremos toda a nossa verba), concluímos
nossa pesquisa, comparando todas essas variáveis (preço, estilo, qualidade
do tecido), utilizando algumas técnicas especiais da estatística e, ao
FABIO APPOLINÁRIO CAPÍTULO 1 - CIÊNCIA: UMA VISÃO GERAL 5
final de aproximadamente 10 meses, chegamos à conclusão perfeitamente
científica de que a melhor calça jeans do Brasil é a... Bem, não vamos revelar
essa informação confidencial de altíssimo valor comercial.
Muito bem. A essa altura, você deve estar pensando: é inviável tentar
resolver todos os problemas por meio de procedimentos científicos. No
caso da nossa calça, talvez o melhor mesmo seja consultar aquela nossa
amiga que já tem opinião formada sobre o assunto e, então, baseando-nos
em sua experiência, podemos concluir alguma coisa sobre o tema - só que
de forma rápida e gratuita. A esse segundo procedimento damos o nome
de senso comum.
O senso comum talvez seja a primeira forma de conhecimento a ter surgido
sobre a face da Terra, juntamente com o Homo sapiens, há cerca de 40
mil anos. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante:
sem ela, não podíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia-a-dia
- como o problema de descobrir a melhor calça jeans entre todas as que existem
no mercado brasileiro. A todo instante precisamos tomar decisões: a
melhor marca de creme dental, a melhor combinação de cores para a roupa
que vamos usar em uma entrevista de emprego, o aparelho celular que devemos
comprar (e também qual operadora de telefonia celular e plano de assinatura
são os melhores para nós) etc.
Baseando-se no exemplo da calça, você já imaginou se fôssemos nos
meter a utilizar procedimentos científicos para cada decisão dessas? É óbvio
que não podemos fazer isso, pois não teríamos nem o tempo nem os recursos
necessários para tanto. E é precisamente por isso que o senso comum é
muito valioso: ele nos permite tomar centenas de decisões diariamente, sem
que tenhamos de mover céus e terras.
Por outro lado, acreditamos ter se tornado perfeitamente óbvio também
que o conhecimento adquirido por meio de um método científico parece ser
bem mais preciso que o obtido por meio do senso comum. No caso do nosso
exemplo, podia até ser que os dois processos conduzissem às mesmas conclusões
(embora isso seja improvável), porém o processo científico é muito
mais digno de confiança.
Assim, podemos estabelecer as bases para uma primeira comparação
entre os dois processos:
6 METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
Quadro 1.1 Conhecimento científico e senso comum
É muito importante compreender que uma forma de conhecimento não
é superior à outra. De fato, são complementares: muitas vezes, o conhecimento
científico depende e se origina de indagações oriundas do senso
comum, o que pode acabar resultando em alguma descoberta científica
importante. Por exemplo: a estrutura para a câmera de bolhas utilizada para
a detecção de partículas subatômicas ocorreu ao cientista Donald Glaser (Prêmio
Nobel de Física em 1960) quando ele estava olhando distraidamente para
um copo de cerveja, e a estrutura química do benzeno surgiu na mente de
Friedrich Kekulé enquanto ele dormitava em frente à lareira.
Mas, afinal, o que é exatamente o conhecimento científico? Podemos pensar
assim: é o conhecimento produzido pelos cientistas (isso é uma tautologia1
muito interessante). E o que seria um cientista? Se perguntarmos a uma criança,
provavelmente ela nos dirá que se trata de uma pessoa de óculos, vestida
com um jaleco branco, em meio a um laboratório repleto de tubos de
ensaio com líquidos coloridos fumegantes e de diversos aparelhos interessantes
com pequenas luzes piscando. Provavelmente um cientista social ficaria um
tanto incomodado com essa imagem, de forma que teríamos de buscar uma
conceituação mais geral. Algo como: indivíduo que busca gerar conhecimentos
novos por meio de um método específico, denominado método científico.
Não há uma maneira rápida e fácil para definir o que seja exatamente o
método científico. Aliás, o objetivo principal deste livro é de que o leitor, ao
final da obra, possa ter compreendido melhor esse conceito-chave. Mas,
mesmo assim, vamos nos antecipar e adiantar algumas idéias. Vejamos a palavra
método, que vem do grego méthodos, que, por sua vez, deriva da composição
das palavras metá (através de) e hodós (caminho), ou seja, através de um
Conhecimento obtido a partir
do senso comum
Conhecimento obtido a partir
de processos científicos
Assistemático e desorganizado Sistemático e organizado
Ametódico: freqüentemente depende do acaso Metódico: é produzido a partir de uma série
de procedimentos específicos e bem-definidos
Subjetivo: depende de nossos juízos e
disposições pessoais
Objetivo e impessoal: é simples, direto e factual.
Tende a ser mais isento, dependendo menos
dos nossos juízos e disposições pessoais
1 Raciocínio circular; tentativa de demonstração de uma tese, repetindo-a com palavras diferentes.
FABIO APPOLINÁRIO CAPÍTULO 1 - CIÊNCIA: UMA VISÃO GERAL 7
caminho. Portanto, um método é um procedimento ou um conjunto de passos
que se deve realizar para atingir determinado objetivo. Nesse sentido, podemos
encontrar o método na culinária (o método para produzir um delicioso pavê
de chocolate está especificado em sua receita), na arte (os diversos métodos
para produzir uma escultura ou uma pintura também são bem-definidos) e até
mesmo na religião (há métodos, por exemplo, para a realização de cerimônias
religiosas, orações etc.).
Como vemos, o método, como processo organizado, lógico e sistemático,
está presente em todos os âmbitos da experiência humana. O método científico
seria, portanto, apenas um caso particular dos diversos tipos de métodos e
consistiria de algumas etapas bem-definidas, como: identificação de um fenômeno
no universo o qual pede explicação (observação); produção de uma
explicação provisória que desvende esse fenômeno (geração de hipóteses);
execução de um procedimento que possa testar essa explicação, para verificar
se ela é verdadeira ou falsa (experimentação); análise e conclusão, visando
estabelecer se a hipótese pode ser considerada verdadeira também em outros
contextos, diferentes daquele do experimento original (generalização).
Por exemplo: um pesquisador na área de educação observa que seus alunos
parecem obter melhor desempenho acadêmico quando têm acesso ao
material de estudo antes da aula (observação). Dessa forma, ele supõe que
isso ocorra porque, ao ler o material com antecedência, os alunos assistem às
aulas mais relaxados e podem fazer perguntas de melhor qualidade (geração
de hipóteses). O pesquisador decide, então, testar essa suposição da seguinte
forma: distribui seus alunos em dois grupos. O primeiro terá acesso ao material
antes da aula, ao passo que o segundo, não. Ao longo de seis meses de
aulas, o pesquisador aplica provas de conhecimentos para acompanhar o
desenvolvimento da compreensão dos alunos sobre o tema ensinado e observa
o seu comportamento em sala de aula, o tipo de pergunta que fazem etc.
(experimentação). Ao final de todo o processo, ele compara as notas dos alunos
dos dois grupos e verifica que sua suposição estava correta: alunos que
têm acesso ao material instrucional com antecedência apresentam desempenho
acadêmico superior, pois assistem às aulas mais relaxados e fazem perguntas
de melhor qualidade (generalização).
Já temos uma noção do que é o método científico, mas e a ciência, o que
seria? Diversos autores têm tentado defini-la e, nos próximos capítulos da
8 METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
primeira parte deste livro, vamos investigar em detalhes sua história e principais
conceitos. Mas, por ora, vejamos a etimologia da palavra: ciência
vem do latim scientia (ou episteme, em grego), que, por sua vez, tem sua
origem no termo scire, cujo significado é aprender, conhecer (APPOLINÁRIO,
2004). Vejamos o que dizem alguns autores importantes sobre a
ciência:
Quadro 1.2 Algumas definições de ciência
Como se pode observar por meio dessas definições, a ciência parece
possuir algumas características particulares especiais que a diferenciam de
outras formas de conhecimento, como a arte, a religião, a filosofia e, é
claro, o senso comum. Sim, caro leitor, existem mesmo diversas formas de
conhecimento. Vejamos cada uma delas com mais detalhes.
O Conhecimento Religioso (ou Teológico)
Desde os primórdios da civilização, existe a crença em uma força superior,
divina, que rege os destinos do universo. Essa crença, produto da fé e da
transcendência, permitiu ao ser humano explicar e organizar uma realidade
muitas vezes ameaçadora e perigosa. Por exemplo: quando perdemos
um ente querido, a ciência não pode nos consolar, mas as matrizes explicativas
religiosas nos trazem conforto e nos ajudam a suportar melhor a
Ander-Egg Marx & Hillix Karl Popper Newton
da Costa
Conjunto de conhecimentos
racionais,
certos ou prováveis,
obtidos metodicamente,
sistematizados e
verificáveis, que fazem
referência a objetos
de uma mesma
natureza (ANDEREGG,
1978, p. 15).
Atividade pela
qual os homens adquirem
um conhecimento
ordenado dos fenômenos
naturais, trabalhando
com uma
metodologia particular
(observação controlada
e análise) e um
conjunto de atitudes
(ceticismo, objetividade
etc.) (MARX;
HILLIX, 1978, p. 19).
Um cientista, seja
teórico ou experimental,
formula enunciados
ou sistemas de enunciados
e verifica-os
um a um. No campo
das ciências empíricas,
ele formula hipóteses
e submete-as a testes,
confrontando-as com
a experiência, através
de recursos de observação
e experimentação
(POPPER, 1974,
p. 27).
A ciência consiste
essencialmente em sistemas
de conhecimentos
alcançados por
caminho racional. Seu
propósito: o conhecimento
científico, isto
é, uma série de crenças
verdadeiras e justificadas,
dentro das
fronteiras da racionalidade
(...) poder-se-ia
dizer que a razão sozinha
conduz, em princípio,
às ciências formais;
razão mais experiência,
às reais
(COSTA, 1999, p. 41).
FABIO APPOLINÁRIO CAPÍTULO 1 - CIÊNCIA: UMA VISÃO GERAL 9
perda. A maioria de nós já se sentiu ligada, de alguma forma, a essa força
divina que, em cada religião em particular, assume uma manifestação específica,
como Buda para os budistas, Jesus Cristo para os cristãos ou o deus
Rá para os antigos egípcios.
O conhecimento religioso, em seu sentido mais amplo, refere-se a qualquer
conhecimento que não possa ser questionado ou testado, adquirindo,
portanto, um caráter dogmático. O dogma é uma afirmação que não pode ser
contestada e, por isso, acaba se constituindo na base da maioria das religiões.
Por exemplo: se você for católico apostólico romano, deve, necessariamente,
acreditar no dogma da infalibilidade papal, que afiança ser impossível que
o papa se engane sobre qualquer assunto, uma vez que ele seria, supostamente,
o legítimo representante de Deus na Terra.
Outra característica interessante do conhecimento religioso refere-se ao
seu caráter pessoal: a fé de uma pessoa não pode ser comunicada totalmente
às outras. Ou seja, a experiência religiosa é muito pessoal, e essa reconexão
(a palavra religião é derivada do termo latino religare - ligar novamente, ou
seja, reconectar algo que já foi ligado em eras passadas: Deus e o homem)
pode se dar tanto em uma cerimônia religiosa como em outras situações inusitadas
- na observação de um lindo pôr-do-sol, por exemplo. Dessa forma,
o meu Deus não é e nunca será igual ao seu Deus.
O Conhecimento Artístico
O conhecimento artístico é embasado na emoção e na intuição. Quando
entramos em contato com uma obra de arte, seja ela uma pintura, uma escultura,
uma música ou uma poesia, por exemplo, muitas vezes não conseguimos
colocar em palavras o que estamos experienciando. Isso ocorre porque
a informação veiculada pela manifestação artística é preponderantemente de
natureza emocional: observamos um quadro e ele nos suscita algo: uma irritação,
uma sensação de paz, uma alegria indefinível etc.
É uma forma de conhecimento essencialmente não-racional e difícil de
ser capturada pela lógica. Aliás, o conhecimento artístico pode ou não assumir
uma lógica similar ao senso comum e à ciência. A arte pode, na realidade,
assumir qualquer forma, uma vez que o que vale é a relação especial que
se estabelece entre o observador e o fenômeno observado. Por exemplo:
podemos olhar para uma equação escrita em um quadro-negro e pensá-la sob
a ótica da matemática (ciência) ou da estética (o equilíbrio dos termos, a cor
do giz, a sonoridade de seus elementos etc.).
10 METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
Outras duas características importantes do conhecimento artístico são: primeira,
essa forma de conhecimento é inesgotável, ou seja, a informação estética
contida em uma obra de arte será encarada de forma diferente por várias pessoas
e também de vários modos por uma única pessoa, em momentos diferentes.
Certamente você já teve a experiência de ler várias vezes um livro ou assistir
diversas vezes ao mesmo filme, sempre observando elementos novos e tendo
insights diferentes acerca da obra. Segunda, a informação estética não pode ser
traduzida para outras linguagens sem perda de informação relevante. Por exemplo:
tente descrever em palavras a obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, para
uma pessoa que jamais a tenha visto e você entenderá o que estamos dizendo.
O Conhecimento Filosófico
Pitágoras (século VI a.C.), por seus enormes conhecimentos, era freqüentemente
chamado de sábio por seus discípulos. Quando isso acontecia, ele
retrucava: Minha única sabedoria consiste em reconhecer minha própria
ignorância. Assim, não devo ser chamado de sábio, mas antes de amante da
sabedoria. E é exatamente isso o que significa a palavra filosofia, junção dos
termos gregos philos (amor) e sófia (sabedoria).
Tentar definir em termos absolutos essa grandiosa área do conhecimento
humano seria, no mínimo, um ato arrogante e destituído de propósito. Vamos
fazer diferente: ao explorarmos um pouco o conceito, pelo menos caminharemos
na direção de uma compreensão aproximada acerca das diferenças
fundamentais entre essa forma de conhecimento e as outras. Para isso, pediremos
auxílio a um dos maiores pensadores do século XX, o filósofo britânico
Bertrand Russell (1872-1970):
A filosofia, no meu entender, é algo intermediário entre a religião e
a ciência. Semelhantemente à religião, a filosofia consiste de
especulações sobre assuntos, com respeito aos quais não foi ainda
possível obter conhecimento definido. Mas semelhantemente à ciência,
a filosofia apela à razão humana, e não a uma autoridade, seja essa a
autoridade da tradição ou da revelação. Todo conhecimento definido, é
a tese que defendo, pertence à ciência; todo dogma a respeito daquilo
que jaz além do conhecimento definido pertence à religião. Mas entre a
religião e a ciência há uma terra de ninguém que está aberta a ataques
de ambos os lados: essa terra de ninguém é a filosofia.
(RUSSELL, 1945)
FABIO APPOLINÁRIO CAPÍTULO 1 - CIÊNCIA: UMA VISÃO GERAL 11
Podemos dizer, então, que um dos mais fortes componentes presentes
na filosofia é a razão. Naturalmente isso também ocorre na ciência, mas a
diferença básica entre elas parece residir no método para a produção do
conhecimento: a filosofia baseia-se fundamentalmente na razão, tanto como
a ciência, mas, ao buscar comprovações empíricas acerca dos fatos, a ciência
produz conhecimentos verificáveis. O filósofo norte-americano Richard Rorty
disse algo muito elucidativo a esse respeito: A filosofia é a disciplina por
meio da qual se busca o conhecimento, porém só se obtém a opinião
(RORTY, 1982, p. 57).
Comparando as Formas de Conhecimento
Podemos considerar, à guisa de conclusão, que no mundo contemporâneo
todas essas formas de conhecimento coexistem. Quando entramos em contato
com um fenômeno qualquer, por exemplo, podemos pensá-lo por meio
dessas cinco matrizes de compreensão. Assim, dependendo do ponto de
vista, construiremos significados diferentes, dependendo da matriz de compreensão
escolhida.
Digamos, por exemplo, que, enquanto você está aguardando o semáforo
abrir, observa do seu automóvel a seguinte cena: uma pessoa, ao tentar atravessar
distraidamente a rua, por pouco não é atropelada por um carro que
consegue frear a tempo. Apesar do enorme susto, ela escapa ilesa e levanta
as mãos para cima, gesticulando e murmurando alguma coisa que você não
consegue ouvir.
Ao refletir posteriormente sobre essa cena, você pode pensá-la sob diversos
ângulos:
 Deus deve ter dado outra chance àquela pessoa. Parece que o recado
foi bem compreendido, pois ela agradeceu, comovida, pela proteção
concedida pelos desígnios divinos [conhecimento religioso];
 é impressionante como as pessoas andam cada vez mais distraídas hoje
em dia: quem não sabe que se deve olhar para os dois lados da via
antes de atravessar? [conhecimento de senso comum];
 de fato, se os pneus não estivessem novos e calibrados e o automóvel
não contasse com freios ABS, não teria sido possível freá-lo à velocidade
de 60 km por hora a uma distância de 20 metros, como o motorista
fez [conhecimento científico];
12 METODOLOGIA DA CIÊNCIA EDITORA THOMSON
 a vida é realmente um fenômeno efêmero. Se é verdade que todos
podemos morrer a qualquer hora, não convém perder tempo com futilidades
[conhecimento filosófico];
 foi uma cena dantesca. O ruído do freio, o grito da mulher - aquela
imagem produziu em mim uma emoção devastadora [conhecimento
artístico].
Está certo, concordamos plenamente que não é tão fácil assim isolar as formas
de conhecimento umas das outras. Nas frases citadas, nota-se claramente
a dificuldade em estabelecer a diferença entre o conhecimento filosófico e o
de senso comum, por exemplo. Mas observe com cuidado: no primeiro caso,
existe um raciocínio lógico (se a vida é efêmera, todos vamos morrer um dia;
portanto não devemos gastar nosso tempo com bobagens), enquanto, no
segundo, há uma afirmação de caráter empírico e pessoal (as pessoas andam
cada vez mais distraídas hoje em dia).
No universo do discurso, simultaneamente produzimos e consumimos
conhecimento em todas essas formas. De fato, dificilmente podemos isolar
uma forma de conhecimento da outra, uma vez que todas estão amalgamadas
em nossa atividade lingüística. Por exemplo: o cientista também tem sua
dimensão religiosa, espiritual. Além disso, ele não vai utilizar o raciocínio
científico durante as 24 horas do dia pois, como qualquer ser humano comum,
também lida com problemas e situações cotidianas que lhe exigem decisões
baseadas no senso comum, na lógica filosófica, na estética etc.
De qualquer forma, como podemos observar no Quadro 1.3, o conhecimento
científico difere das outras formas de conhecimento em alguns aspectos,
porém assemelha-se em outros. Mas, para efeitos desta introdução, vamos à
sua essência: trata-se de um conhecimento concreto, real (vem dos fatos),
organizado e sistematizado, obtido por meio de um processo bem-definido
(método científico) e que pode ser replicado (outros pesquisadores, em qualquer
parte do mundo, se repetirem as mesmas experiências e observações,
devem chegar às mesmas conclusões do estudo original). Possui, ainda, duas
características fundamentais, que serão analisadas nos próximos capítulos: a
verificabilidade (para ser científico, o conhecimento deve ser passível de
comprovação) e a falseabilidade (não se trata de um conhecimento definitivo:
sempre pode vir a ser contestado no futuro, em função de novas pesquisas
e descobertas).