Livro

Índice do livro Educação Física - como planejar as aulas na Educação Básica

1 FINALIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA REFLEXIVA: concepções e possibilidades na Educação Básica - Márcia Zendron de Campos
1.1 A LDBEN e a Educação Básica: finalidades educacionais em foco
1.2 A Educação Física como prática corporal pedagógica
1.3 Da formação inicial à atuação docente em Educação Física : promoção de autonomia e prática reflexiva
1.4 A promoção da autonomia do aluno na prática reflexiva em aulas de Educação Física
1.5 Considerações finais
1.6 Referências
2 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO NA PRÁTICA DOCENTE - Marta Scarpato
2.1 Níveis do Planejamento
2.1.1 Planejamento do Sistema de Educação
2.1.2 Planejamento da Escola
2.1.3 Planejamento Curricular
2.1.4 Planejamento de Ensino
2.1.5 Planejamento de Aula
2.2 Etapas do Planejamento de Ensino
2.2.1 Objetivos de ensino - Para quê vou ensinar?
2.2.2 Conteúdos de ensino - O quê vou ensinar?
2.2.3 Procedimentos de ensino - Como vou ensinar?
2.2.4 Recursos didáticos - Com quê vou ensinar?
2.2.5 Avaliação da aprendizagem - O quê, como e para quê avaliar?
2.3 Considerações finais
2.4 Referências
3 FAZER,CONHECER, INTERPRETAR E APRECIAR: A DANÇA NO CONTEXTO DA ESCOLA - Luciana Lomakine
3.1 Introdução
3.2 Sobre a dança
3.3 O ensino da dança na escola
3.3.1 O fazer dança
3.3.2 O conhecer dança
3.3.3 O interpretar dança
3.3.4 O apreciar dança
3.4 Planejando as aulas de dança
3.4.1 Conteúdos de dança
3.4.1.1 Grupo I - fazer dança
3.4.1.1.1 Elementos básicos da dança
3.4.1.1.2 Habilidades motoras de técnicas codificadas
3.4.1.1.3 Consciência corporal
3.4.1.1.4 Objetivos gerais relacionados aos conteúdos do grupo I
3.4.1.1.5 Critérios de avaliação dos conteúdos do grupo I
3.4.1.1.6 Conclusão
3.4.1.2 Grupo II - conhecer dança
3.4.1.2.1 História da dança
3.4.1.2.2 Dimensões sociais e culturais da dança
3.4.1.2.3 Objetivos gerais relacionados aos conteúdos do grupo II
3.4.1.2.4 Critérios de avaliação dos conteúdos do grupo II
3.4.1.2.5 Conclusão
3.4.1.3 Grupos III e IV - interpretar e apreciar dança
3.4.1.3.1 Composição coreográfica
3.4.1.3.2 Objetivos gerais relacionados aos conteúdos dos grupos III e IV
3.4.1.3.3 Critérios de avaliação dos conteúdos dos grupos III e IV
3.4.1.3.4 Conclusão
3.5 Considerações finais
3.6 Referências
4 O ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Fernanda de Aragão e Ramirez
4.1 Esporte e Educação Física
4.2 Classificação dos esportes
4.3 Esporte na escola e sistematização de ensino
4.3.1 A Educação Infantil e o movimento
4.3.1.1 Aspectos gerais
4.3.1.2 Conteúdos específicos
4.3.1.3 Procedimentos e recursos pedagógicos
4.3.2 O esporte no Ensino Fundamental
4.3.2.1 A pré-iniciação esportiva
4.3.2.1.1 Aspectos gerais
4.3.2.1.2 Conteúdos específicos
4.3.2.1.3 Procedimentos e recursos pedagógicos
4.3.2.2 Iniciação esportiva I
4.3.2.2.1 Aspectos gerais
4.3.2.2.2 Conteúdos específicos
4.3.2.2.3 Procedimentos e recursos pedagógicos
4.3.2.3 Iniciação esportiva II
4.3.2.3.1 Aspectos gerais
4.3.2.3.2 Conteúdos específicos
4.3.2.3.3 Procedimentos e recursos pedagógicos
4.3.2.4 Iniciação esportiva III
4.3.2.4.1 Aspectos gerais
4.3.2.4.2 Conteúdos específicos
4.3.2.4.3 Procedimentos e recursos pedagógicos
4.3.3 O esporte no Ensino Médio
4.3.3.1 Aspectos gerais
4.3.3.2 Conteúdos específicos
4.3.3.3 Procedimentos e recursos pedagógicos
4.4 A inclusão do sujeito nas aulas de esporte
4.5 Referências
5 ESPORTES COLETIVOS COM BOLA - Priscilla Augusta Monteiro Alves
5.1 Esportes coletivos com bola na Educação Física escolar
5.2 Definindo os objetivos
5.3 Desenvolvimento dos conteúdos
5.3.1 Educação Infantil
5.3.2 Ensino Fundamental I
5.3.3 Ensino Fundamental II
5.4 Sistemas defensivos
5.5 Sistemas ofensivos
5.5.1 Ensino Médio
5.6 Formas de avaliação da aprendizagem
5.7 Conteúdos a serem avaliados
5.7.1 Educação Infantil
5.7.2 Ensino Fundamental I
5.7.2.1 Primeiro ciclo (1ª e 2ª série)
5.7.2.2 Segundo ciclo (3ª e 4ª série)
5.7.3 Ensino Fundamental II
5.7.4 Ensino Médio
5.8 Referências
6 A BRINCADEIRA E O JOGO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA - Luiz Sanches Neto
6.1 Apresentação
6.2 Definições
6.3 Princípios curriculares
6.4 Objetivos
6.5 Blocos temáticos e dimensões dos conteúdos
6.5.1 Bloco 1 - Elementos culturais do movimento do corpo humano
6.5.2 Bloco 2 - Movimentos (fundamentais, combinados e especializados) do corpo humano
6.5.3 Bloco 3 - Aspectos pessoais e interpessoais do movimento do corpo humano
6.5.4 Bloco 4 - Demandas ambientais no movimento do corpo humano
6.6 Estratégia
6.7 Critérios para avaliação
6.8 Aulas na Educação Infantil
6.8.1 Planejamento
6.8.2 Intervenção
6.9 Aulas no Ensino Fundamental
6.9.1 Planejamento
6.9.2 Intervenção
6.10 Aulas no Ensino Médio
6.10.1 Planejamento
6.10.2 Intervenção
6.11 Atividades e pesquisa
6.12 Referências
7 LUTAS: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Wiliam Soares de Freitas
7.1 As lutas e a mídia
7.2 As lutas como conteúdo da Educação Física escolar
7.3 Estratégia para aplicação dos movimentos de lutas
7.4 Atividades de lutas
7.5 Avaliar o conteúdo
7.6 Considerações
7.7 Referências
8 A GINÁSTICA GERAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Sandra Aparecida Zotovici
8.1 Ginástica geral: o lúdico em movimento
8.2 Importância da ginástica geral na fase escolar
8.2.1 Educação Infantil
8.2.2 Ensino Fundamental I (1ª à 4ª série)
8.2.3 Ensino Fundamental II (5ª à 9ª série)
8.2.4 Ensino Médio
8.3 Movimento em ação: brinquedos, brincadeiras e jogos na ginástica geral
8.4 Palavras finais
8.5 Referências
9 INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS - Maria Georgina Marques Tonello
9.1 Introdução
9.2 Inclusão: da sociedade para a escola
9.3 Como incluir nas aulas de Educação Física?
9.4 Deficiências: o que é importante saber
9.4.1 Deficiência mental
9.4.1.1 Considerações educacionais a respeito da deficiência mental nas aulas de Educação Física
9.4.2 Deficiência visual
9.4.2.1 Considerações educacionais a respeito da deficiência visual nas aulas de Educação Física
9.4.3 Deficiência auditiva ou surdez
9.4.3.1 Considerações educacionais a respeito da deficiência auditiva ou surdez nas aulas de Educação Física
9.4.4 Deficiência física
9.4.4.1 Paralisia cerebral
9.4.4.2 Acidente vascular cerebral
9.4.4.3 Lesão medular
9.4.4.4 Considerações educacionais a respeito das deficiências físicas nas aulas de Educação Física
9.5 Considerações finais
9.6 Referências