Notícias a toda hora

Agora é possível pagar boleto atrasado em qualquer banco

Rate this post

Até o último sábado, 10/11, boletos que estavam vencidos só podiam ser quitados no local de origem em que os mesmos foram gerados, mas isso acabou. Agora esses documentos podem ser pagos em qualquer lugar que os aceite graças a implementação da Nova Plataforma de Cobrança, a NPC. Em sua fase final, o processo do sistema que foi desenvolvidos pela Febrabaan numa parceria as instituições financeiras, se torna obrigatório que tarifas que correspondam a cartões de crédito sejam registradas.

A implementação da NPC, segundo a Febraban, faz com que a quitação de contas por meio de boletos se torne mais seguro ao diminuir consideravelmente o risco de golpes, e também acaba tornando tudo mais prático. O ticket que comprova o pagamento também ficará mais seguro e passará a contar com todos as informações contidas no boleto.
A idealização da Nova Plataforma de Cobrança teve inicio em 2014 e desde o ano retrasado está incorporando nas informações contidas nos boletos que se encontram como solicitado pelas normas do Banco Central e que contenham dados como CNPJ ou CPF do emissor e do pagador, e data em que o documento vence e valor.

Segundo as Febraban esses dados são cruciais na hora de verificar a veracidade do documento no ato do pagamento e caso as informações não coincidam com as que se encontram registradas na base do novo sistema o boleto será recusado, já que corre o sério risco de ser falso.

A mudança do modelo de processamento antigo para o novo pelos bancos ocorrerá por etapas levando em conta o valor do documento a ser pago. O processo, que começou em 2017, acabou no último sábado.
O processo deveria ter chegado ao fim em 22/09 mas, graças a uma dificuldade para pagar boletos que ocorreu em junho, acabou sendo alterada pela Febraban.

Fase final

Os boletos de doações e cartões de crédito, que correspondem a 40% dos títulos emitidos no Brasil, podem possuir valores registrados em boletos diferentes dos que devem ser realmente pagos pelo consumidor.

Segundo informações da Febraban, caso estes documentos não estejam registrados no novo sistema, eles serão recusados pelos bancos. Caso isso ocorra, aconselha-se que quem irá efetuar o pagamento entre em contato com quem emitiu o boleto para que possa efetuar o pagamento ou até mesmo solicitar que o título em questão seja cadastrado devidamente.

você pode gostar também
Loading...