Notícias a toda hora

Alunos de Sinop pintam a bondade e a paz

5 (100%) 3 votes

Há mais de três décadas, o grupo Lions Clubs International – que promove ações de promoção social em todo o planeta – realiza o Concurso Internacional do Cartaz Sobre a Paz, no qual premia pequenos artistas de escolas e comunidades organizadas espalhadas por todo o mundo. Com o tema “A Bondade Importa”, as etapas classificatórias da campanha 2018/2019 já começaram e Sinop, que já participa há vários anos, mais uma vez se envolveu na ideia.

Na etapa municipal, foram premiados três estudantes da rede pública de ensino: Luiz Otávio Steinbach, de 12 anos, aluno da EMEB Taciana Balth Jordão; Hillary Miranda Ferreira, de 11 anos, aluna da EMEB Rodrigo Damasceno; e Mariane Hister Zambom, de 11 anos, estudante da EMEB Vereador Rodolfo Valter kunze. Como prêmio, as crianças receberam certificados e tablets.

Para a prefeita Rosana Martinelli, o interesse e participação dos alunos são motivo de orgulho para todo o município. “A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEC) está de parabéns por estimular os alunos nesta ação positiva, incentivando, além da criatividade, o conceito da paz e de sua importância para nossa sociedade”, disse a gestora. Martinelli também felicitou o grupo Lion pela iniciativa que, segundo ela, envolve toda a comunidade escolar, composta por alunos, professores, pais e mães.

Os cartazes premiados foram escolhidos entre dezenas de trabalhos desenvolvidos em 11 escolas municipais, por estudantes de 11 a 13 anos, levando-se em conta a originalidade, a expressão referente ao tema e o mérito de cada pequeno artista.

Premiação em noite de gala

Para homenagear os vencedores do Concurso Internacional do Cartaz Sobre a Paz, na etapa municipal de Sinop, foi realizada uma solenidade de premiação na noite desta terça (23). O evento foi promovido pelo Lions Clubs e contou com seu representante e afiliado João Werlang, presidente da comissão avaliadora.

Werlang exaltou a capacidade e determinação dos concorrentes, além de atribuir às escolas e professores o mérito do resultado. “As crianças são as ganhadoras do concurso, mas, os vencedores são todos: comunidade, alunos, educadores… Todos são vitoriosos pelo empenho e pelo belo trabalho apresentado”, disse, referindo-se a todos os cartazes produzidos no município ao longo da seleção.

As artes vencedoras foram apresentadas ao público que se encantou com a criatividade dos trabalhos. Em um dos projetos, foram retratadas as duas faces da bondade. Sua autora, Hillary, disse que, infelizmente, “a solidariedade que ela representou no desenho não é muito vista no mundo real”.

Noutra tela, Luiz Otávio trouxe recordações de quando morava em São Paulo. Segundo ele, o desenho mistura o caos urbano com pequenas ações de bondade e solidariedade que “fazem toda a diferença e promovem grandes mudanças no cenário”.

No terceiro cartaz premiado, a aluna Mariane disse tratar da importância de auxílio ao próximo. Ela também usou a temática urbana e ressaltou que “a bondade deve ser praticada todos os dias”.

A secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, emocionou-se com a sensibilidade dos estudantes e enfocou como pequenas ações fazem uma diferença enorme na vida das pessoas. “Debater a paz, a bondade, o bem-viver em sala de aula é de extrema importância. Assim, estamos preparando os nossos alunos para se tornarem verdadeiros cidadãos, dedicados a sua comunidade e comprometidos com o município, o estado e o país”, disse.

Após a premiação dos ganhadores, os professores que orientaram o projeto também foram homenageados e receberam certificados de desempenho.

Na próxima etapa do concurso, os três desenhos selecionados seguirão para a etapa distrital, onde serão avaliados junto aos demais trabalhos vencedores de outros municípios. De lá, os escolhidos seguirão para a fase distrital múltipla e, assim, galgarão até o nível internacional, quando concorrerão com ganhadores de outros países.

Loading...